top of page

Projeto

AIRES nas Escolas

Este projeto busca oportunizar ao público jovem em período escolar o conhecimento sobre os princípios éticos da Inteligência Artificial, bem como os  problemas e os benefícios do uso da IA no cotidiano da vida humana. Assim, é uma forma de contribuir no campo prático com a missão da AIRES.

Objetivos

  1. Esclarecer conceitos centrais como “machine learning”, “chatbot”, “algoritmo”, “viés”, entre outros inseridos na discussão a respeito da programação e uso da IA.

  2. Abordar a discriminação algorítmica, possibilitando a compreensão sobre conceito, como ela ocorre e de que forma afeta os usuários.

  3. Demonstrar a relação entre direito e IA e a relação entre filosofia e IA. Abordar direitos e deveres dos usuários, qual o papel do direito na regulação da IA; Abordar como a filosofia contribuir para a reflexão sobre o uso e os riscos da IA, e conceitos centrais que envolvem natureza da mente, epistemologia, além de como a filosofia fornece uma base teórica, ética e metodológica que guia tanto os aspectos técnicos quanto os impactos sociais e éticos da IA.

  4. Esclarecer os princípios éticos da IA, utilizando exemplos de aplicação e notícias da internet a fim de demonstrar o que vem sendo discutido em âmbito nacional e internacional sobre os riscos que estão sendo enfrentados com o uso da IA e como a aplicação desses princípios ajudam a mitigar tais riscos.

  5. Esclarecer estratégias de proteção diante das tecnologias e como manter relacionamentos saudáveis on-line, como temas envolvendo cyberbullying, catfishing, compartilhamento de imagens privadas, gerenciamento de informações pessoais e jogos on-line.

  6. Ensinar a utilizar geradores de texo e imagem como ChatGPT, Gemini, entre outros, e demonstrar de que forma podem ser úteis para auxiliar os estudos de forma complementar, explicando os cuidados necessários para utilizar tais modelos de forma ética e segura.

Metodologia

Debate sobre dilemas éticos

O debate sobre dilemas éticos envolve a aplicação, em casos práticos, dos princípios éticos e demais conteúdos abordados no decorrer dos encontros.

A turma recebe 4 dilemas éticos, sendo separada em dois grupos para cada dilema, um com argumentos a favor e outro com argumentos contra o uso da IA nos problemas apresentados.

​São utilizados os seguintes dilemas: uso de reconhecimento facial nas escolas, assistentes virtuais e privacidade, IA e a criação da mulher perfeita e algoritmos das redes sociais.

Essa atividade final é uma forma de sistematizar todo o conteúdo aprendido durante os encontros entre os membros da AIRES e os alunos da escola.

O projeto propõe quatro encontros quinzenais com uma turma do Ensino Fundamental, a fim de distribuir os temas detalhados nos objetivos para apresentação aos alunos pelos membros da AIRES. Como a ideia é tornar a formação conjunta com a própria escola, é proposto que sejam utilizadas as aulas de filosofia e história para complementar o conteúdo abordado de forma a fomentar a discussão em sala de aulas com outros tópicos. Ao final, como um quinto encontro, é realizado um debate sobre dilemas éticos. Os dilemas são distribuídos aos alunos no dia em que for apresentado sobre princípios éticos, o que ocorre no segundo encontro. A partir disso, os professores de história e filosofia contribuem e disponibilizam tempo em suas aulas para que os alunos se preparem para o debate que ocorre no quinto e último encontro.

bottom of page